campa-insta


Síndrome do Intestino Irritável atinge cerca de 20% da população

Compartilhar no WhatsApp!
Mudança na dieta pode amenizar sintomas

Da Redação Telenotícias

(Foto: Getty Images) 
Dor abdominal, barriga inchada, diarreias frequentes alternadas com períodos de constipação e gases são alguns dos principais sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII). O distúrbio, sem causa conhecida, atinge cerca de 20% da população, principalmente do sexo feminino.

Apesar de ser uma doença benigna, a SII é crônica e requer cuidados específicos. “A orientação dietética constitui importante medida no tratamento da SII, visto que certos alimentos em particular podem estar associados a piora dos sintomas”, explica Eduardo Berger, gastroenterologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

(Foto: divulgação)
Dr. Eduardo Berger
Mudanças simples na dieta podem proporcionar alívio da síndrome. “Embora o organismo não responda imediatamente a essas mudanças, o objetivo é encontrar solução em longo prazo, e não temporária”, acrescenta.

Como a sensibilidade a determinado alimento é individual, é indicada a adoção da dieta de exclusão. A retirada de um alimento suspeito no dia a dia do paciente deve ser observada. Porém, o especialista alerta que, de forma geral, algumas comidas parecem ser mais agressivas aos portadores da Síndrome do Intestino Irritável e devem ser evitadas. São elas:

- Leite e alguns derivados, como queijos cremosos e requeijão.
- Alimentos com cafeína: chá preto, chá mate, chá verde, café, achocolatado, refrigerantes.
- Frutas cítricas e/ou ácidas, como laranja, limão, abacaxi e maracujá.
- Condimentos e especiarias: canela, pimenta, alho, cebola.
- Alimentos com glúten: pão, macarrão, bolo, biscoito.
- Alimentos ricos em sacarose: açúcar e doces.
- Alimentos muito gordurosos: frituras, amendoim, queijos amarelos.
- Carne de porco.
- Alimentos que estimulam a formação de gases: lentilhas, feijão, ervilha, milho.

Nos casos de SII com predomínio de constipação intestinal o aumento de ingestão de fibras vegetais pode amenizar o sintoma. Contudo, pacientes que apresentam dor ou distensão abdominal podem apresentar piora do quadro ao aumentar a ingestão de fibras. “O importante é sempre avaliar a tolerância individual de cada pessoa”, ressalta Berger.

Síndrome do Intestino Irritável atinge cerca de 20% da população Síndrome do Intestino Irritável atinge cerca de 20% da população Reviewed by Redação on 4/21/2012 05:31:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-