campa-insta


Salto alto: companheiro ou vilão?

Compartilhar no WhatsApp!
Ortopedista explica os riscos e benefícios desse item

Da Redação Telenotícias

(Foto: Getty Images) 
O uso constante do salto pode ser um perigo para a coluna, pernas e pés
A maioria das mulheres não dispensam um salto alto, mas seu uso diário pode ser prejudicial à saúde. Além de dores na coluna, nas pernas e calosidades, o mau uso pode causar danos mais graves como metatarsalgias, que são dores na face plantar ou sola anterior dos pés, tendinites - as inflamações dos tendões ou mialgia e dor muscular que acomete principalmente a região anterior da perna.

“Saltos de 3 cm a 4 cm são ideais. Rasteirinhas e saltos muito altos são maléficos. O ideal é alternar entre saltos médios e baixos, preferindo saltos grossos e plataformas. O salto muito fino sobrecarrega a parte da frente do pé, o que pode causar muitas dores”, explica Dr. André Jorge, ortopedista do Hospital Beneficência Portuguesa e Hospital Santa Virgínia, especialista em pé e tornozelo.

As mulheres que possuem problemas de saúde citados ou outros tipos de acometimento muscular como artrite ou artrose não podem usar, mas para quem não quer fazer parte desse quadro vale apostar em exercícios de alongamento.
(Foto: divulgação)
Dr. André Jorge
“Alongar os tendões e a sola dos pés ajuda a prevenir problemas futuros. Como o salto deixa os tendões encurtados, o alongamento é muito importante. O ideal é realizá-lo diariamente, mantendo perna, pé e panturrilhas alongadas, evitando cãibras e complicações”, alerta Dr. André Jorge.

Uma boa dica é colocar metade do pé sobre o degrau de uma escada e forçar a outra metade para paixo. Em seguida, fazer movimentos circulares com os pés para os dois lados por volta de 10 minutos. Isso vai garantir o uso do salto por tempo prolongado e com tranquilidade.

Salto alto: companheiro ou vilão? Salto alto: companheiro ou vilão? Reviewed by Redação on 4/16/2012 01:01:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-