campa-insta


Narguilé é tão ou mais prejudicial do que o cigarro

Compartilhar no WhatsApp!
Sessão de narguilé, que pode durar entre vinte minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros, alerta OMS

(Foto: Getty Images)
Narguilé
Para médico, a nova moda entre os jovens é perigosíssima
Onde tem fumaça, às vezes, tem um narguilé; e é aí que mora o perigo. Mesmo porque o tradicional cachimbo d´água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio agora é a nova moda entre os jovens no Brasil.

Segundo o Dr. Sérgio Ricardo Santos, da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o narguilé causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sem devida esterilização, como já avaliado. Frise-se, aliás, que é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.

Começou com uma novela, logo após bares e restaurantes aderiram à onda para agradar os clientes, assim, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre. Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguilé tem aromas variados. É feito com um fumo especial, usualmente de com melaço – um subproduto do açúcar. Alguns dos sabores mais conhecidos são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.

Ele funciona quando é aspirado via um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Esta desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.

Efeitos à saúde
(Foto: divulgação)
Dr. Sérgio Ricardo Santos
Também conhecido como hookah nos países de língua inglesa, ou por shisha no norte da África, o narguilé pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Especialistas em doenças respiratórias advertem que cinqüenta tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar, adverte a SPPT.

Recentes estudos, inclusive contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguilé, que pode durar entre vinte minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros, sendo consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável; dessa forma, inala-se maior quantidade de toxinas.

O que muitos pensam erroneamente é que esse tipo de fumo não é tão prejudicial à saúde. Longe disso: por conter diversas toxinas, pode até causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras. “A única forma de minimizar os males causados pelo narguilé é evitar o uso e não aspirar a fumaça”, alerta Santos.

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias

Narguilé é tão ou mais prejudicial do que o cigarro Narguilé é tão ou mais prejudicial do que o cigarro Reviewed by Redação on 4/23/2012 01:01:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-